O vicente loriga

o vicente loriga

Quais são as principais características de Loriga?

Loriga é uma vila industrial (têxtil) desde a segunda metade do século XIX. Chegou a ser uma das localidades mais industrializadas da Beira Interior, e a actual sede de concelho só conseguiu suplantá-la quase em meados do século XX. Tempos houve em que só a Covilhã ultrapassava Loriga no número de empresas.

Que tal almoçar na vila de Loriga?

Com marcação, fomos almoçar a este restaurante da vila de Loriga. Ficámos na esplanada com uma vista soberba e com uma brisa de vento que ajudou com o calor que estava. Funcionários simpáticos, pratos bem confecionados de doses super/uma dose para 2 deu à vontade.... Sobremesas boas. Qualidade e preço boa.

Quais são os bairros mais típicos de Loriga?

O bairro de São Ginês é um bairro do centro histórico de Loriga cujas características o tornam num dos bairros mais típicos da vila.

Quais são os melhores lugares para visitar a vila de Loriga?

Balneários, wc, bar, parque de merendas e parque infantil. A praia fluvial de Loriga é o local que atrai mais visitantes à vila mas, segundo nos disseram, no verão são demasiados. O turismo, apesar de muito vantajoso, tem impactos negativos e cabe a cada um de nós minimizá-los.

Quais são as principais características da vila de Loriga?

A Vila de Loriga, foi sempre através dos tempos, caracterizada como Vila Industrial, onde as fábricas de Lanifícios, as fábricas de Malhas e ainda uma Firma Metalúrgica, foram desde sempre de grande valor económico e social para esta localidade.

Qual é o significado de Loriga?

Loriga existe há mais de 2600 anos na colina entre as ribeiras de Loriga e de São Bento onde está o centro histórico da vila. Foi uma povoação celta e lusitana cujo nome á qual os lusitanos puseram o nome de Lorica (couraça guerreira) do qual derivou Loriga que tem exatamente o mesmo significado.

Quais são os bairros mais típicos de Loriga?

O bairro de São Ginês é um bairro do centro histórico de Loriga cujas características o tornam num dos bairros mais típicos da vila.

Quais foram os motivos que levaram os romanos a chamar a Loriga?

Foi a resistência lusitana, que levou os romanos a chamarem-lhe Lorica, nome de uma couraça guerreira romana. A sua evolução derivou para Loriga, termo que começou a ser usado pelos Visigodos. Desde o século XII que Loriga teve a categoria de sede de concelho desde o século XII. Ela contou com vários forais:

Quais os restaurantes mais populares em Loriga?

Restaurante Margarida I “Maravilhoso!” 6. O Mirante Da Estrela “Excelente experiencia!” 7. Restaurante As Thermas Lda. 8. Guarda Rios “Serviço muito bom!” 9. Restaurante O Cortiço “Da Beira pata a Beira com sabores sa...” 10. Puro Restaurante “Experiência a repetir!” 11. Restaurante Martins 12. Museu do Pão “Tudo pensado ao pormenor.

Quais as principais características da vila de Loriga?

Loriga é uma vila industrial desde o século XIX, evolução natural da atividade textil artesanal existente pelo menos desde o século XIV, e até ao surgimento da eletricidade as primeiras fábricas tinham as rodas hidráulicas como força motriz as quais eram movidas pelas águas das duas ribeiras.

Qual é o significado do nome Loriga?

A história, a filologia e a etimologia dizem que Loriga é nome de couraça e que deriva do latim Lorica que tem o mesmo significado, um nome que por si é significativo da antiguidade e história de Loriga, um nome que orgulha os loriguenses e que é único em Portugal, factos que justificam que a couraça seja peça central do brasão da vila.

Quais são as festividades religiosas de Loriga?

Porém, o ponto mais alto das festividades religiosas é a festa dedicada à padroeira de Loriga, Nª. Srª. da Guia, que se realiza todos os anos, no primeiro Domingo de Agosto. No segundo Domingo, tem lugar a festa em honra de Nª. Srª. da Ajuda, no Fontão de Loriga.

Postagens relacionadas: